Posted by Desenvolvedor | janeiro - 2 - 2014 | 0 Comment

cálculo de autonomiaVocê tem ideia do quanto seu carro gasta por quilômetro rodado? A equação para calcular essas despesas é fácil, porém não conhecida de muitos motoristas. No mercado existem alguns carros que vêm com um marcador de consumo e autonomia, seja no computador de bordo ou no próprio painel. Mas se seu automóvel não possui essa tecnologia, o calculo é de fácil entendimento. Você não precisa ser um expert em matemática.

O primeiro passo para descobrir o quanto seu carro gasta é abastecer o tanque. Com o tanque cheio, zere o hodômetro parcial, localizado no painel. Use o carro normalmente e no próximo abastecimento confira na bomba do posto a quantidade exata de litros que entrou no carro. Para calcular a média em quilômetros por litro, basta dividir os quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marca no segundo abastecimento. Por exemplo, se você rodou 450 quilômetros e no abastecimento precisou colocar 32 litros para completar o tanque, a média será de 14,06 (450 dividido por 32).

O consumo pode variar em trechos urbanos e de estrada. O modo como o motorista conduz o veículo também pode ser um diferencial. Para conseguir melhores marcas, evite trocar de marcha com o giro muito alto e acelerar o carro enquanto o mesmo estiver parado.

Fique atento

É importante ficar atento a um detalhe. Ao abastecer o carro para fazer a conta, fique atento ao “clique” da bomba de combustível. Ela indica que o tanque já está cheio. Não deixe que o frentista encha o tanque até a boca no modo manual. Além de prejudicar o cálculo da média, essa atitude pode danificar o filtro de cânister, uma peça responsável por evitar que gases tóxicos (os hidrocarbonetos), cheguem ao meio ambiente. O líquido irá molhar a peça, que tem carvão por dentro.

Texto de: Calcule o consumo de combustível e controle seus gastos – Terra Brasil.

Comments are closed.